Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Internacional

Provocação de Musk desencadeia crise em importante Jornal da Alemanha


Musk provoca crise em jornal da Alemanha com artigo em defesa de partido de direita e recebe críticas do futuro editor
Elon Musk intensificou sua envolvimento na corrida eleitoral alemã, ao defender mais uma vez o partido "Alternativa para a Alemanha" (AfD), em um artigo que foi publicado no jornal "Die Welt", conforme relatado pela "Folha de S. Paulo".

Musk defendeu que somente a AfD tem a capacidade de resgatar a Alemanha, criticando a rotulação do partido como de extrema-direita e as comparações com a agenda da era nazista.

A edição de domingo, 28, causou uma convulsão interna no Die Welt, um dos jornais mais lidos do país. Eva Marie Kogel, editora de Opinião, renunciou após a impressão do artigo, expressando seu desacordo com o conteúdo.

"Apresentei a minha demissão após o jornal ter sido impresso", declarou ela no Twitter/X, que ressaltou sempre ter gostado de seu trabalho até de ter de publicar este artigo.


A controvérsia se estendeu a outros meios de comunicação na Alemanha, especialmente à medida que as eleições parlamentares se aproximavam e a AfD ocupava a segunda posição nas pesquisas de intenção de voto. Muitos viram o artigo como uma propaganda eleitoral.

O conselho editorial do Welt já havia alertado a chefia de Redação sobre o risco de publicar o texto. Na sexta-feira 27, muitos editores se opuseram à publicação, de acordo com a Folha.

"A Alemanha se tornou muito confortável na mediocridade. É hora de mudanças ousadas, e a AfD é o único partido que abre esse caminho", escreve Musk, no artigo. Ele ressaltou que se sentia à vontade para falar da política alemã por causa dos "investimentos significativos" que fez no país.

O principal investimento de Musk na nação é uma instalação da Tesla, uma fábrica de "carros elétricos", localizada em Berlim. A Tesla gastou 5 bilhões de euros (R$ 32 bilhões) e enfrentou manifestações de ambientalistas por estar situada em uma zona florestal.

O executivo denunciou o que considerou uma crise nacional e declarou que a AfD é a única opção para transformações. Ele também contrariou a rotulação extremista do partido, sustentando que a chefe da AfD, Alice Weidel, que é casada com uma mulher do Sri Lanka, refutaria qualquer semelhança com o regime nazista.

Musk é criticado em artigo do futuro editor
A revista Der Spiegel criticou o que chamou de "tom tom sombrio e apocalíptico" das palavras de Musk.

Apesar de viver com a cineasta Sarah Bossard na Suíça há 20 anos, Weidel se opõe ao casamento homossexual, o que revela uma contradição em suas afirmações, um ponto que, como a Folha destacou, Musk não discutiu.

Musk também recebeu críticas do futuro editor-chefe do Die Welt, Jan-Philipp Burgard, segundo a Folha.

No artigo que foi publicado neste último sábado, dia 28, ele classificou a declaração do empresário – que afirma que apenas a AfD poderia resgatar o país – como "fatalmente errada".

O profissional de imprensa, que tomará posse em 1º de janeiro, emitiu um alerta sobre supostos planos da AfD de fazer a Alemanha se retirar da União Europeia, algo que ele vê como uma catástrofe.

As informações são da Revista Oeste.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!