O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames de imagem nesta terça-feira (31) na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês. Segundo boletim médico divulgado pela equipe do hospital, os resultados indicam "melhora progressiva" no quadro clínico de Lula, com reabsorção da coleção subdural, uma evolução considerada condizente com seu "ótimo estado" de saúde.
Lula está sob os cuidados do cardiologista Roberto Kalil Filho e da infectologista Ana Helena Germoglio. A nota também é assinada pelo diretor de governança clínica do hospital, Rafael Gadia, e pela diretora clínica da unidade de Brasília, Luiza Dib.
O presidente foi submetido a dois procedimentos médicos em dezembro após sofrer um sangramento interno na cabeça, causado por uma queda no banheiro em 19 de outubro.
Em 9 de dezembro, Lula foi transferido de Brasília para São Paulo, onde foi internado às pressas no Hospital Sírio-Libanês e passou pela primeira cirurgia. Três dias depois, em 12 de dezembro, ele passou por um segundo procedimento preventivo para evitar novos sangramentos.
Após sair da UTI no dia 13, Lula divulgou vídeos em suas redes sociais caminhando ao lado da primeira-dama, Janja da Silva. A alta médica ocorreu em 15 de dezembro, quando o presidente realizou uma coletiva de imprensa para comentar sua recuperação.
Lula permaneceu em São Paulo até 19 de dezembro para novos exames e repouso, retornando a Brasília após receber autorização médica. Desde então, o presidente tem mantido uma agenda pública restrita e, em suas aparições, utiliza um chapéu para cobrir a área dos curativos, como foi visto durante a mensagem de Natal transmitida em rede nacional no último dia 24.
agora noticias brasil