Cerca de 700 mil clientes da Enel continuam sem energia neste domingo (5) após o apagão ocorrido na sexta-feira (3) durante um temporal. A empresa, responsável pela distribuição de energia na maior parte do estado de São Paulo, afirma que já restabeleceu a energia para 66% dos usuários, o que representa 1,4 milhão, de um total de 2,1 milhões de clientes afetados.
Ainda segundo a distribuidora, a demora para o restabelecimento total da energia ocorreu "devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos" — leia a nota na íntegra abaixo.
As zonas sul e oeste da capital foram as mais afetadas. A Enel deu prazo até terça-feira (7) para o restabelecimento da energia na maior parte das regiões que ainda são afetadas.
Em atuação conjunta com o Corpo de Bombeiros, prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais e a conexão das escolas onde seriam aplicadas as provas do Enem.
Enquanto isso, as pessoas afetadas improvisam e vão até shoppings e estações de metrô para carregar o celular. Fora isso, perrengues como comida se estragando, banhos com água fria e o impacto da falta de energia para idosos e pessoas que precisam de aparelhos, como respiradores, continuam sendo enfrentados por esses 700 mil clientes.
"A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para 66% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval da última sexta-feira. Até o momento, cerca de 1,4 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na última sexta-feira.
O vendaval que atingiu a área de concessão no dia 3 de novembro foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição. Os profissionais da companhia seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e normalizar o fornecimento para praticamente a totalidade dos clientes até a próxima terça-feira, conforme anunciado em reunião com o prefeito de São Paulo na tarde de ontem.
Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, a companhia tem priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais e a conexão das escolas onde seriam aplicadas as provas do Enem.
A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo. A companhia orienta que os clientes acessem os canais digitais da companhia para abrir chamado de falta de luz, por meio do aplicativo Enel São Paulo e agência virtual do site.
Qualquer dúvida, estamos à disposição."
Créditos: R7.com