As fortes chuvas que atingiram a cidade de Ipatinga, no interior de Minas Gerais, na madrugada deste domingo (12), causaram devastação e deixaram ao menos dez mortos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Em Santana do Paraíso, município vizinho, uma pessoa também perdeu a vida em decorrência do temporal.
Durante a madrugada, a cidade de Ipatinga registrou impressionantes 204 mm de chuva, com 80 mm acumulados em menos de uma hora, segundo dados preliminares divulgados pela manhã. Em coletiva realizada à tarde, o prefeito Gustavo Nunes (PL) confirmou a revisão do índice total, que expôs a gravidade da situação.
Ao menos 150 pessoas estão desalojadas em Ipatinga. Elas estão sendo acolhidas inicialmente em escolas localizadas nos bairros mais atingidos. Posteriormente, os desalojados serão transferidos para o Estádio Municipal João Lamego Netto, conhecido como "Ipatingão".
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que visitará Ipatinga na segunda-feira (13) e declarou apoio total ao município. "Conversei com o prefeito Gustavo Nunes e coloquei o estado à disposição para ajudar no que for necessário", afirmou Zema.
Gazeta Brasil