O parlamento da Coreia do Sul aprovou, nesta sexta-feira (27), o impeachment do presidente interino Han Duck Soo, que também ocupava o cargo de primeiro-ministro. Ele havia assumido a presidência após a destituição de Yoon Suk Yeol em 14 de dezembro.
A votação contou com 192 votos favoráveis, em um legislativo composto por 300 parlamentares, dominado pelo Partido Democrático, oposição ao governo interino.
Han Duck Soo foi afastado por se recusar a nomear três juízes para preencher vagas no Tribunal Constitucional, essenciais para julgar o impeachment de Yoon. O primeiro-ministro argumentava que essa medida excedia suas atribuições como presidente interino. Com sua destituição, o ministro das Finanças, Choi Sang-mok, assumiu a presidência interina, em conformidade com a Constituição sul-coreana.
A iniciativa para o impeachment de Han Duck Soo foi divulgada na quinta-feira (26) pelo principal partido de oposição, após a recusa do presidente interino em nomear os juízes necessários para o Tribunal Constitucional. A medida era considerada crucial para viabilizar o julgamento de Yoon Suk Yeol no tribunal, depois que a Assembleia Nacional aprovou seu impeachment.
Gazeta Brasil