O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou novamente que adoraria ver o Canadá se tornar o 51º estado da América, prometendo uma lista de benefícios para seus cidadãos.
Trump fez essas declarações, repetindo sugestões anteriores de que sua administração transformaria o Canadá em parte dos Estados Unidos, durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, na Carolina do Norte.
Trump continuou afirmando que os canadenses não precisariam se preocupar com seu exército ou com muitos outros problemas. "Eles também teriam uma cobertura de saúde melhor — muito melhor, na verdade", afirmou, acrescentando: "Acho que o povo do Canadá gostaria, se fosse bem explicado para eles."
Segundo Trump, a adesão do Canadá aos EUA anularia quaisquer tarifas e criaria oportunidades de negócios.
Os EUA não precisam dos carros, madeira e produtos alimentícios canadenses "porque nós produzimos as mesmas coisas do outro lado da fronteira", afirmou.
Trudeau, que então anunciou que deixaria o cargo de primeiro-ministro e líder do Partido Liberal, citando "batalhas internas", afirmou que o Canadá nunca se tornará parte dos Estados Unidos.
Na quinta-feira, Trudeau alertou que o Canadá responderia com tarifas retaliatórias e que "os preços para os consumidores americanos em quase tudo irão subir."
Gazeta Brasil