Após 55 horas de paralisação causada pelo intenso temporal que atingiu a cidade de São Paulo na sexta-feira (24), o Metrô informou nesta segunda-feira (27) que a Linha 1-Azul voltou a operar integralmente, conectando as estações Jabaquara e Tucuruvi. As estações Tucuruvi, Jardim São Paulo e Parada Inglesa foram reabertas às 23h05 de domingo, restabelecendo a operação em toda a extensão da linha.
Segundo a empresa pública, a interrupção foi causada pelo alagamento severo nas dependências do sistema, com trilhos submersos em água barrenta, áreas de acesso repletas de lama e lixo, e danos a refeitórios e equipamentos. A força da água também derrubou um muro de acesso à estação Jardim São Paulo, permitindo a entrada do volume de água. O Metrô informou que reforçará a estrutura do local para evitar futuros incidentes.
A tempestade da última sexta-feira foi registrada como o terceiro maior volume de chuva na cidade desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com 125,4 mm acumulados. O fenômeno provocou alagamentos generalizados, transtornos no transporte público e prejuízos em diversas regiões da capital.
Gazeta Brasil