O novo limite de juros para empréstimos consignados para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já está em vigor, confirmou o órgão ao site IstoÉ Dinheiro.
Na quinta-feira, 9, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu aumentar o teto das taxas de juros. Com isso, o limite dos juros para empréstimo com desconto em folha passa a ser de 1,80% ao mês. Antes estava em 1,66%. Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, não houve mudança e o índice máximo se manteve em 2,46% ao mês.
O aumento na taxa de juros do consignado ocorre após o Banco Central subir a Selic, a taxa básica de juros da economia, para 12,25% ao ano. O Conselho utilizou a metodologia aprovada em outubro de 2023, que faz uma média considerando a variação anual da Selic.
Atualmente, são mais de 48 milhões de contratos de consignado ativos. Segundo dados do Banco Central, o consignado do INSS opera mais de R$ 268 bilhões – 40% do total do saldo do consignado (considerando consignados do setor público e privado).
Os beneficiários podem acessar o aplicativo Meu INSS ou o portal do INSS para consultar as taxas de juros do empréstimo consignado praticadas pelas instituições financeiras no Brasil. É possível, além de consultar, fazer a portabilidade do empréstimo para o banco em que a taxa de juros esteja mais favorável.
No aplicativo ou site, ao selecionar o serviço "extrato de empréstimos", opção "instituições e taxas", os juros estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.
Agora Notícias Brasil