Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Governo Lula decide revogar norma da Receita sobre monitoramento do Pix

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anuncia revogação de ato da Receita Federal, que causou desgaste político, e garante sigilo e não tributação das transações via Pix


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15) que o ato normativo da Receita Federal sobre o monitoramento das transações via Pix será revogado. A norma vinha sendo amplamente criticada pela oposição e gerando desgaste para o governo Lula.

Entenda a situação do Pix:

O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), em funcionamento desde novembro de 2020. Pelo ato que será revogado, transações realizadas por pessoas físicas que totalizassem pelo menos R$ 5 mil mensais e por pessoas jurídicas (empresas) que somassem R$ 15 mil seriam reportadas à Receita Federal.

O Fisco afirmou que as regras sempre foram as mesmas, com a única mudança sendo a inclusão do novo sistema de pagamentos. Apesar disso, o governo federal tem sido acusado de intensificar a fiscalização sobre a classe média, enquanto a Fazenda defende que a medida visa combater grandes sonegadores.

A oposição, liderada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), criticou fortemente a medida, que agora será revogada. A normativa da Receita sobre o Pix entrou em vigor no início de janeiro, mas a opinião pública associou a medida ao aumento da pressão sobre trabalhadores informais, criando a percepção de que eles seriam obrigados a pagar Imposto de Renda sobre suas movimentações.

Em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, Haddad rechaçou as fake news sobre o tema e afirmou que o presidente Lula (PT) editará uma Medida Provisória que "garante a não tributação do Pix e o sigilo bancário conforme a legislação vigente".

Bahia. BA

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!