O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (9) a soltura de José Acácio Serere Xavante, conhecido como Cacique Tsereré. A informação foi divulgada pelo advogado dele, Levi de Andrade. Um vídeo registra o momento do reencontro do cacique com a família.
No vídeo, Tsereré é recebido com abraços e beijos pela esposa, filhos e netos. Ele se emociona ao ver a família e agradece a todos pelo apoio.
Tsereré é acusado de participar de atos antidemocráticos. No dia em que foi preso, em 12 de dezembro de 2022, bolsonaristas queimaram carros e ônibus coletivos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal no centro de Brasília como protesto.
Serere e outros indígenas da tribo xavantes estiveram acampados na porta do quartel-general do Exército, em Brasília, exigindo uma ação das Forças Armadas contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro concedeu a ordem ao cacique para que ele responda ao processo em liberdade, mas determinou que ele use tornozeleira eletrônica.
Gazeta Brasil