CEOs e donos de big techs e empresas do ramo compareceram à posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20).
Participaram do evento Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (Tesla, SpaceX e X), Sundar Pichai (Google), Tim Cook (Apple), Shou Zi Chew (TikTok) e Sam Altman (OpenAI).
Musk fará parte do governo Trump, chefiando o departamento de Eficiência, que não é um órgão oficial. Durante a posse, ele comemorou quando o novo presidente citou a ideia de os EUA colocarem uma bandeira em Marte, planeta onde nenhum homem jamais pisou.
O dono do X tem planos de colonizar Marte com a SpaceX, sua empresa de voos espaciais privados que mantém contratos inclusive com o governo americano.
"Os Estados Unidos mais uma vez se considerarão uma nação em crescimento, que aumenta nossa riqueza, expande nosso território e carrega nossa bandeira para novos e belos horizontes. Astronautas americanos para plantar as estrelas e listras no planeta Marte", disse Trump.
Em seu discurso, Trump disse ainda que quer "retomar" a liberdade de expressão no país e acabar com a censura e perseguição que ele afirma haver nos EUA.
O posicionamento do presidente não é novidade. Em um aceno ao governo, Zuckerberg citou o republicado ao anunciar mudanças drásticas na moderação de conteúdo das plataformas que comanda e ao se queixar de suposta perseguição de governos fora dos EUA contra empresas americanas, no último dia 8.
As principais big techs têm sinalizado a intenção de se aproximar de Trump. Todas fizeram doações para o fundo de posse do presidente eleito. A Amazon, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, o Google e a Microsoft forneceram US$ 1 milhão cada para a cerimônia.
Além das doações, os CEOs dessas empresas parabenizaram publicamente o presidente eleito após o resultado das eleições americanas de 2024.
Veja abaixo fotos dos CEOs no evento.
agoranoticiasbrasil.com.br