Dois presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, na madrugada deste domingo (3). Emerson dos Santos Carneiro, 31 anos, e Ítalo Custódio da Cruz, 29 anos, conseguiram escapar pelo telhado do Centro de Internamento e Reeducação (CIR).
Ítalo Custódio é considerado um criminoso de alta periculosidade. Ele é acusado de participar do assassinato de Denerson Albernaz, sobrinho de um policial militar do DF, em setembro de 2022, em Brazlândia. As investigações conduzidas pela Polícia Civil do DF revelaram que a execução ocorreu a mando de integrantes do PCC. Essa seria a forma de entrada para Ítalo ser batizado na facção paulista.
"Equipes de recaptura da Polícia Penal do DF, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, foram imediatamente notificadas e estão empenhadas na recaptura dos dois custodiados", diz nota da Secretaria de Administração Penitenciária do DF.
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou que já iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias da fuga. A polícia está em busca dos fugitivos e pede a colaboração da população para que qualquer informação sobre o paradeiro deles seja informada pelo telefone (61) 99666-6000, pelo 190 da PMDF ou pelo 197 da PCDF.
Gazeta Brasil