Uma explosão na caldeira de uma metalúrgica em Cabreúva, no interior de São Paulo, deixou pelo menos quatro mortos e cerca de 30 feridos na sexta-feira (1º). A empresa, Tex – Tarugos para Extrusão Ltda, não possuía alvará de funcionamento e tinha um histórico de desconformidades em suas operações, incluindo problemas como falta de manutenção em seus equipamentos.
A explosão aconteceu por volta das 11h da manhã, no bairro Pinhal, zona rural da cidade. O Corpo de Bombeiros informou que, possivelmente, a junção de um superaquecimento e um vazamento de gás causaram o acidente.
Os feridos foram levados para hospitais da região. Quatro pessoas morreram no local, e outras três morreram no hospital.
A prefeitura de Cabreúva informou que a empresa chegou a pedir algumas vezes o alvará provisório, mas foi negado justamente pela falta da licença AVCB, que é obrigatória para o funcionamento de empresas com atividades de risco.
A metalúrgica Tex – Tarugos para Extrusão Ltda foi multada em duas ocasiões este ano por funcionamento irregular e ampliação. A empresa também foi autuada pela CETESB, que é a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, por não atender às exigências do licenciamento ambiental.
Gazeta Brasil