Além de idosos e pessoas com deficiência, quem é diagnosticado com autismo, fibromialgia ou síndrome de Down também têm prioridade em estacionamentos de João Pessoa. Esses públicos têm direito a vagas consideradas especiais, mas para poder estacionar nos locais indicados é preciso apresentar uma credencial. Veja, no final da matéria, como solicitar o documento.
De janeiro a agosto deste ano, foram emitidas 8.039 credenciais para estacionamento para pessoas com mais de 60 anos, com deficiência, autismo, fibromialgia ou Down. Segundo um levantamento da Divisão de Tecnologia da Informação (DITI/Semob-JP), a maioria das emissões de credencial é para idosos. Somente neste ano, 6.566 credenciais foram entregues para este público.
Nesse período, também foram emitidas 867 credenciais para pessoas com deficiência, 434 para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 139 com fibromialgia e 27 com Síndrome de Down.
Como emitir a credencial?
A credencial para vagas especiais é emitida de forma gratuita pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Quem tiver interesse, pode solicitar a emissão presencialmente ou pela internet.
- Solicitação online
No site portal.semobjp.pb.gov.br, a solicitação da credencial pode ser feita com o preenchimento do formulário eletrônico, enviando uma foto, documento oficial com foto e comprovante de residência da cidade de João Pessoa expedido há, no máximo, 90 dias. Para pessoas com deficiência, autismo, fibromialgia e Down, também é necessário laudo médico.
- Solicitação presencial
Quem preferir, também pode ir a um dos pontos de atendimento do órgão de mobilidade: no bairro do Cristo (3218-9348), na Casa da Cidadania de Jaguaribe (98760-2191) ou na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra (98645-8766).
Portal T5