Um motorista atropelou e matou nove filhotes de capivara na QI 9 do Lago Sul, região administrativa mais rica do Distrito Federal. O acidente ocorreu na terça-feira (1º) e os corpos dos animais foram encontrados às margens da pista na manhã seguinte. O motorista prestou depoimento à Polícia Civil do DF, confessando o atropelamento dos animais. Após o depoimento, ele foi liberado.
O delegado-chefe da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema), Douglas Fernandes, informou que o condutor compareceu espontaneamente na quarta-feira (2) e confirmou o atropelamento das capivaras. A Polícia Civil está investigando para determinar se o episódio foi acidental ou se caracteriza um crime ambiental. Caso seja confirmado o crime ambiental, o motorista pode ser condenado a até quatro anos de reclusão e pagamento de multa.
As equipes da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente estiveram na região e encontraram as nove carcaças dos filhotes, além de pedaços e partes de um veículo que ficaram na via. Como os animais já estavam mortos, não houve resgate por parte do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Gazeta Brasil