Nesta quinta-feira (27), Dia do Motociclista, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, divulgou dados que chamam a atenção para o crescente número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Este ano, o hospital já registrou, de janeiro até 26 de julho, um total de 4.795 vítimas, representando um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram atendidas 4.252 pessoas.
O aumento nas ocorrências de acidentes de motos preocupa os profissionais do hospital, que ressaltam a importância dos motociclistas conduzirem com cuidado e atenção no trânsito. O diretor-geral do complexo hospitalar, Laecio Bragante, enfatiza a necessidade de usar equipamentos de segurança, como o capacete, para reduzir o risco de lesões graves em caso de acidentes.
O Hospital de Trauma é referência no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, abrangendo casos envolvendo carros, motocicletas, bicicletas e pedestres. Ao longo deste ano, já foram notificados 6.282 casos de acidentes de trânsito na unidade de saúde. Entretanto, os acidentes com motos lideram os registros com impressionantes 76,3% do total de ocorrências. A maioria das vítimas é do sexo masculino (3.548), com idades entre 18 e 59 anos.
Ao analisar os locais de maior incidência de acidentes de moto, destaca-se a BR-230, onde ocorreram 315 ocorrências, seguida pelos municípios de Santa Rita (297), Bayeux (152), Conde (103) e Cabedelo (76). Além disso, os bairros de Valentina (160), Mangabeira (142), Manaíra (103), Geisel (99) e Bairro das Indústrias (99) também apresentaram números expressivos de acidentes.
Portal T5