Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Conta de luz

Conta de luz fica mais barata em novembro com redução para bandeira amarela

Essa alteração marca a primeira redução desde setembro, período em que vigorava a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara no sistema de tarifas


Conta de luz fica mais barata em novembro com redução para bandeira amarela (Imagem: Reprodução/ Energisa)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a partir desta sexta-feira (1º) a bandeira tarifária sobre o consumo de energia elétrica será alterada para amarela, representando uma redução na taxa adicional cobrada nas contas de luz de novembro. Com a mudança, a cobrança extra será de R$ 1,885 para cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos, valor significativamente menor em comparação ao patamar anterior.

Essa alteração marca a primeira redução desde setembro, período em que vigorava a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara no sistema de tarifas. Durante os últimos dois meses, os consumidores arcaram com uma taxa adicional de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos, refletindo um impacto expressivo no custo das contas de energia.

De acordo com a Aneel, a nova medida é possível devido ao aumento do volume de chuvas em várias regiões do país, fator que contribuiu para uma melhora no nível dos reservatórios hídricos. O cenário mais favorável restabeleceu, em parte, a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, permitindo o desligamento gradual das usinas termelétricas, conhecidas pelo custo de operação mais alto e frequentemente acionadas em períodos de estiagem.

Portal T5

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!