Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ala do PT

Ala do PT impede governo Lula de romper com Maduro, dizem fontes


Apesar da decisão da Venezuela de retirar seu embaixador no Brasil, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve romper relações com o país vizinho. A avaliação é de integrantes da chancelaria brasileira ouvidos pela CNN sob a condição de reserva.

Segundo estas fontes, o presidente Nicolas Maduro demonstra ter a mesma percepção. Por isso, tensiona a relação sem maiores receios.

Parte dessa confiança estaria relacionada ao posicionamento da ala do PT que ainda mantém posicionamento firme em defesa do atual governo venezuelano. Recentemente, o partido assinou a resolução do Foro de São Paulo, que reconhece a vitória de Maduro nas últimas eleições.

O embaixador da Venezuela no Brasil, Manel Vadell, foi "convocado para consultas" nesta quarta-feira. O encarregado de negócios da embaixada do Brasil na Venezuela, Breno Hermann, também foi chamado pelo governo venezuelano para manifestar o que chamou de "a mais firme rejeição às recorrentes declarações de ingerência e grosseiras de porta-vozes autorizados pelo governo brasileiro, em particular do assessor especial para Assuntos Externos [Celso Amorim].

Ainda segundo o comunicado, Celso Amorim está "se comportando como mais um mensageiro do imperialismo norte-americano, se dedicou de forma impertinente a emitir julgamentos de valor sobre processos que cabem apenas aos venezuelanos e venezuelanas e suas instituições democráticas".

Na última terça-feira (29), o assessor especial da presidência chamou de "mal-estar" a situação do Brasil com a Venezuela. Durante audiência na Câmara, o assessor especial de Lula disse o país tem reagido de maneira "totalmente desproporcional" após o veto nos Brics.

Oficialmente, tanto Planalto quanto Itamaraty evitam comentar as decisões e declarações de Maduro.

agoranoticiasbrasil.com.br/

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!