Após o apagão cibernético que afetou
empresas, aeroportos, instituições e serviços ao redor do mundo, as companhias
aéreas brasileiras orientaram os passageiros a verificarem o status dos voos
nesta sexta-feira (19/7). A causa da interrupção ainda está sendo investigada,
mas parece estar prejudicando computadores com Windows globalmente.
Algumas empresas aéreas brasileiras
relataram que não houve impacto no sistema de voos. Em nota enviada ao
site Metrópoles, a Latam informou que, até o momento, não foi registrado
nenhum impacto após o apagão cibernético. "O grupo Latam recomenda aos seus
passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução aqui
neste link. O Grupo Latam lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à
sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros", destacou.
A Azul informou que podem ocorrer
atrasos pontuais nos voos.
"A Azul informa que, devido
intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos
podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os clientes, que possuem
voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e
dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais
transtornos causados aos clientes", relatou a companhia aérea Azul.
A Gol Linhas Aéreas confirmou que, até
o momento, seus sistemas e operações nos aeroportos não foram afetados.
Os problemas foram relatados em países
como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e
Índia. No Brasil, o apagão atingiu os apps de alguns bancos, entre eles o
Bradesco.
Aeroportos
afetados
Algumas companhias aéreas internacionais
também foram atingidas pela falha global, com voos em empresas aéreas dos EUA,
incluindo American Airlines, Delta Airlines e United Airlines sendo atrasados
ou cancelados. Aeroportos na Alemanha, Espanha e Tailândia também relataram
problemas.
A Air Canada informou os passageiros
sobre o problema. "Seu próximo voo para Calgary (YYC) pode ser afetado por um
problema temporário de TI", detalhou a companhia aéra a um dos passageiros.
agoranoticiasbrasil.com.br/