O governo argentino de Javier Milei ordenou nesta segunda-feira (1°) a
transformação da agência pública de notícias Télam em uma agência de
publicidade, sob a autoridade da Chefia de Gabinete de Ministros.
Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial, a Télam foi
transformada em uma "Agência de Publicidade do Estado Sociedade Anônima
Unipessoal", cujo objetivo será operar como uma agência de publicidade e
propaganda, ou seja, o desenvolvimento, produção, marketing e distribuição de
material publicitário nacional e internacional, tanto na Argentina quanto no exterior.
O Poder Executivo exercerá, por meio do vice-chefe do Gabinete de
Ministros, os direitos societários que correspondem ao Estado por sua
participação no capital social da nova agência de publicidade.
O decreto justificou a mudança no objeto social da Télam – de agência de
notícias para agência de publicidade e propaganda – na "necessidade de alinhar
suas operações com um novo foco estratégico da sociedade, concentrando os
recursos da empresa no setor que oferece as maiores oportunidades de
crescimento e lucratividade a longo prazo".
A Télam repassa para órgãos de imprensa públicos e/ou terceiros seus
serviços jornalísticos e de agência de notícias, pessoal, bens móveis e
imóveis, marcas, registros, patentes e outros ativos intangíveis e todos os
ativos que, na data do decreto, eram usados para serviços jornalísticos e de
agência de notícias.
O governo de Milei decretou, em fevereiro, a intervenção da Télam por um
ano e, em março, fechou as redações e incentivou o esvaziamento da força de
trabalho por meio de aposentadorias voluntárias, aceitas por pelo menos 340 dos
770 funcionários.
*EFE