20/05/2024 +55 (83) 98773-3673

Marketing

Andre@zza.net

Dia Nacional do Supermercado: 5 tendências de tecnologia para o varejo

Supermercados e atacarejos com e-commerce tiveram crescimento de 43% na audiência em 2023

Por Elias Emanuel 10/11/2023 às 08:28:27

Divulgação

Em 12 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Supermercado. A data foi instituída pois nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Parte do dia a dia do brasileiro e segmento bastante tradicional, o supermercado foi mudando ao longo do tempo. Com a rápida transformação digital ocasionada pela chegada da pandemia, as empresas passaram a alcançar os seus clientes também no ambiente virtual, consolidando uma nova maneira de fazer compras. E o resultado se mantém positivo desde então: segundo a ABRAS, supermercados e atacarejos digitais tiveram crescimento de 43% em audiência no primeiro semestre de 2023.

Digitalizar o supermercado envolve uma série de fatores, como desenvolver o e-commerce, oferecer aplicativo próprio ou estar disponível em parceria com um aplicativo de entregas, disponibilizar uma experiência omnichannel e assim em diante.

Como a tecnologia pode auxiliar o segmento a crescer ainda mais e oferecer boas experiências para os consumidores? Reunimos a seguir cinco tendências de tecnologia para o setor de supermercados nos próximos anos, conforme especialistas. Confira!

  • Inteligência artificial

Segundo explica o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa, é possível observar que as tendências do varejo estão centradas na experiência de compra, onde proporcionar uma experiência imersiva é o grande diferencial e principal desafio.

"Com o processo de transformação digital, o desafio das empresas tem sido promover mudanças internas, visando a melhoria dos processos logísticos focados na fidelização e otimização da experiência dos usuários, pois o valor das lojas físicas sempre esteve centrado em garantir a melhor experiência para o consumidor. Isso sempre teve relação com qualidade do atendimento, organização da loja, mix de produtos, estratégias promocionais."

As prateleiras infinitas são uma grande tendência do e-commerce, de modo geral, portanto, a empresa que explorar melhor este conceito terá grande vantagem competitiva. "A ideia é que o cliente comece visitando a loja física, mas que com uso de óculos de realidade virtual, ou QR codes com realidade aumentada, consiga acessar um catálogo muito maior de produtos, vivendo assim uma experiência imersiva", conclui Kenneth.

  • Experiência do usuário

Dados mostram que o Brasil tem os clientes mais exigentes do mundo: 72% dos consumidores brasileiros estão dispostos a trocar de marca por conta de uma experiência ruim; 64% dos compradores usam as redes sociais para reclamar de uma experiência ruim; e 70% dos consumidores brasileiros são mais propensos a serem leais a marcas que proporcionam uma boa experiência ao cliente.

"Diante deste cenário, o varejista precisa se atentar a fatores como um atendimento excepcional e personalizado nos seus canais digitais, bem como a simplificação de um processo de compra. Certifique-se de que sua empresa forneça experiências positivas em todas as interações com o cliente. Vale lembrar que ao priorizar esse contato, você estará criando um diferencial competitivo para sua marca", destaca o CEO da IDK Media, Eduardo Augusto.

  • Engajamento dos colaboradores por business games

Ainda falando da experiência do cliente, um outro ponto-chave é o engajamento de colaboradores, que está profundamente conectado à eficiência operacional e os resultados de vendas nas lojas físicas e no e-commerce. Atualmente, já existem tecnologias com métodos muito especializados para engajar em escala colaboradores de supermercados, especialmente rumo às metas de cada loja.

"Engajar pessoas é extremamente difícil. Fica ainda mais desafiador, quanto maior a empresa. Em supermercados, qualquer 1% de melhoria em evitar desperdício, repor prateleiras, gerenciar bem o estoque, oferecer produtos adicionais no caixa, pode representar milhões de reais em savings e receita para o negócio. E é neste sentido que a tecnologia e a metodologia presente nos business games da engagers ajudam a mobilizar milhares de colaboradores, ao mesmo tempo, rumo a objetivos das lojas, de uma forma simples e que os players curtem participar", explica a cofundadora e CEO da engagers, plataforma de business games para engajar a força de vendas, Victória Hipólito.

  • Conversational Commerce

Tecnologias de comunicação como chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens, oferecem aos consumidores uma experiência de compra com mais personalização e conveniência. É possível sugerir produtos, promoções, criar estratégias de efetivação de vendas, entre outros.

O relatório The Conversational Messaging Era, da Twilio, aponta que 80% dos consumidores gostariam que as marcas oferecessem conversational commerce, e 77% dos consumidores gostariam de usar conversational commerce para obter ajuda na escolha de um produto ou serviço.

Segundo o CEO da Codeby, a Keyrus Company, Fellipe Guimarães, "as vendas escalam cada vez mais em canais como Instagram e WhatsApp, por exemplo. Isso mostra a força e crescimento do chamado conversational commerce. Não faltam exemplos de marcas que mais que dobraram seus faturamentos ao adotar o c-commerce".

  • Parceria com aplicativos de delivery

Segundo o Relatório Webshoppers da NielsenIQ Ebit, divulgado no primeiro trimestre deste ano, em 2022, 29% das compras realizadas no ambiente digital foram de supermercado, e a maioria foi feita pelo smartphone, por meio de aplicativos. Entre as principais vantagens do uso dessas plataformas estão a divulgação, a entrega sob responsabilidade de outra empresa, a redução de custos operacionais e a segurança nos pagamentos.

Segundo explica Jonatan Alencar, CEO da empresa Pizza Supreme e parceiro estratégico do iFood, essa é uma conexão de grande importância para o varejo alimentício. "Ter um parceiro estratégico como o Ifood foi fundamental para o crescimento da Pizza Supreme. Ele foi o nosso principal parceiro de vendas e proporcionou uma adesão considerável de clientes ao nosso negócio".

_____________

Kenneth Corrêa
Especialista em negócios digitais, inteligência artificial e Metaverso. Professor de MBA da FGV, professor da Digital House e palestrante TEDx, Diretor de Estratégia da 80 20 Marketing. Há 15 anos desenvolve e monitora projetos de marketing e tecnologia, atendendo empresas como Suzano, Leica Microsystems e Mosaic Fertilizantes. Saiba mais: https://www.kennethcorrea.com.br/

IDK
IDK, primeira commtech do Brasil, une tecnologia, design e comunicação, resultando em experiência e alta performance. Com o objetivo de ajudar o cliente a transformar suas aspirações em realidade, construir conexões reais e aprender com os resultados, a commtech auxilia grandes empresas nas frentes de dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM, branding e mídia. A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo! Saiba mais: https://idkmedia.co/

engagers

Fundada por Victoria Hipolito, Laila Aaltonen e Andreia Mosca em 2022, a engagers se destaca por não ser uma plataforma tradicional de gamificação individual. Seus business games sempre envolvem grupos, enfatizando o fator humano para potencializar o engajamento e o aprendizado. Além disso, oferecem um método autoral de engajamento, a Tríade Engager, desenvolvido ao longo de 15 anos, que alimenta sua plataforma tech. Saiba mais.

Sobre a Keyrus

A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:

  • Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.
  • Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.
  • Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.
  • Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios.
  • Transformação empresarial e inovação: para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade.

Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse o site e siga-nos no LinkedIn.

Pizza Supreme

Fundada em 2021, a Pizza Supreme foi idealizada pelo empresário Jonatan Alencar e sua esposa e sócia, Lara Vecchi. A empresa opera no setor de alimentos, especializada na produção de pizzas, mas também oferece outros lanches, como hambúrgueres e massas, para satisfazer as mais variadas preferências. Até o ano de 2023, a Supreme já expandiu seus horizontes com quatro unidades estrategicamente localizadas na região metropolitana de Salvador - em Pituba, Paralela, Barra e Lauro de Freitas.

Comunicar erro
Comentários