Neste fim de semana a Receita Federal informou a apreensão de parte da bagagem de uma passageira não identificada que veio de Orlando, nos Estados Unidos, e desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife - PE.
O caso ocorreu na última quinta-feira (31), mas só foi divulgado agora. A passageira transportava nove malas com mais de 100 itens (roupas e acessórios) de diversas marcas, avaliados em R$200 mil. Entre os produtos, havia 47 bolsas, 42 pares de sapatos, 22 pares de óculos escuros e 13 cintos, tudo sem a apresentação de nota fiscal.
Segundo a Receita Federal, ela disse aos fiscais da alfândega que trazia um grande volume de bagagem porque estava se mudando para o Brasil, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse sua residência fora do país.
É possível trazer a mudança sem pagar impostos adicionais quando uma pessoa muda de país, mas a quantidade de itens em posse da passageira, além da presença de etiquetas fixadas nos produtos e certificados de garantia, levantaram suspeitas de que o seu objetivo não seria o uso pessoal, e sim a revenda.
A mulher teve os produtos retidos e vai responder a um processo de perdimento - termo usado quando um importador perde o direito sobre a mercadoria, devido ao descumprimento de normas aduaneiras vigentes. Ao final do processo, caso a regularidade do transporte dos itens não seja comprovada, toda a mercadoria irá a leilão.
Ultimo Segundo IG