Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Jornalistas são condenados por chamar Jorge Seif de traficante


Dois jornalistas foram condenados na Justiça de Santa Catarina por publicações nas redes sociais o nas quais chamaram o senador Jorge Seif (PL-SC) de "traficante" e "fascista". Os insultos partiram de perfis pessoais. Ambos não têm vínculo com nenhum veículo de imprensa tradicional.

A decisão foi expedida pelo juiz Luciano Fernandes da Silva, do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Itapema.

Um dos condenados é Vinícius Sacramento Brandt, que relacionou o senador ao tráfico de drogas, em postagens no ano de 2023. Em uma das publicações, Brandt afirmou que "esse Jorge Seif aí da sua imagem é aquele que a PRF apreendeu um caminhão de 332 quilos de maconha, né? Traficante a serviço do miliciano ladrão de joias".

Vinícius também se referiu ao senador como "Jorge Caminhão de Maconha Seif".

O jornalista se defendeu alegando que "nada mais fez que expressar a sua opinião jornalística com base em elementos obtidos nas redes sociais, outros profissionais e eleitores, diante dos acontecimentos expostos na internet, sem ultrapassar as barreiras do regular exercício do direito à livre expressão de pensamento".

No entendimento do juiz, fica clara a "colisão entre dois princípios constitucionais: liberdade de expressão x honra e imagem".

Brandt terá de pagar indenização de R$ 5 mil corrigidos pelo IPCA e acrescidos de juros, além de publicar uma retratação.

João Luiz Domenech Oneto chamou o parlamentar de "fascista", "corrupto", "lixo", "maconheiro" e "cassado".

– As postagens na rede social X, antigo Twitter, em nada se assemelham ao regular exercício da profissão de jornalista, tampouco as postagens têm caráter meramente informativo, nem exprimem a simples opinião ou crítica do usuário da rede social, por mais ásperas e contundentes que fossem – disse o juiz.

Oneto foi condenador a pagar indenização no valor de R$ 10 mil a Seif, corrigidos pela inflação e acrescidos de juros, além de publicar retratação.

Agora Notícias Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!