O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado (PL), rejeitou nesta sexta-feira (24) um pedido de impeachment contra o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.
O pedido de afastamento do secretário tinha sido protocolado em 6 de dezembro com assinaturas de 26 deputados da oposição ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), filiados a PT, PSOL e PCdoB.
Segundo os signatários do pedido, Derrite teria adotado uma "postura permissiva" ao aumento da letalidade policial no período à frente da pasta de Segurança Pública, provocando um aumento do índice de mortes causadas pelo efetivo policial do estado.
Os autores argumentaram ainda que a postura de Derrite afrontou os princípios da moralidade e da eficiência da administração pública, além de violar tratados internacionais para a garantia dos direitos humanos, configurando crime de responsabilidade.
No entanto, ao rejeitar o pedido, o deputado André do Prado apontou que a petição não comprovou a "inexistência de repressão a eventuais práticas abusivas" dos policiais, o que impediria a responsabilização de Derrite no descumprimento de suas funções enquanto secretário.
*AE