A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos em todas as regiões por volta das 15h30 desta sexta-feira (24), conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A Defesa Civil emitiu via SMS alerta severo sobre a chuva às 15h56.
O CGE informou que áreas de instabilidade formadas pela brisa marítima, pelo calor e a alta disponibilidade de umidade, se organizaram e trouxeram chuva forte para a cidade.
Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte com potencial para queda de granizo nas Zonas Oeste, Norte, Leste e no Centro.
"Essa chuva ocorre de forma isolada e têm potencial para rajadas de vento, alagamentos e queda de árvores, além de transbordamentos de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando em outras regiões da cidade", afirma o centro.
Estado de atenção nas regiões:
- Zona Norte, às 15h27
- Zona Leste, às 15h27
- Zona Oeste, às 15h27
- Zona Sul, às 15h27
- Zona Sudeste, às 15h27
- Centro, às 15h27
- Marginal Tietê, às 15h27
- Marginal Pinheiros, às 15h27
Rajadas de vento:
- Estação Meteorológica Capela do Socorro-Cidade Dutra: 27,8km/h às 14h50
- Estação Meteorológica Perus-CEU Perus: 27,8km/h às 14h20
- Aeroporto de Guarulhos: 46,3km/h às 15h06
Previsão
Nos próximos dias a previsão é de temporais localizados entre o final das tardes e o início da noite, ainda com sensação de tempo abafado.
A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo no domingo (26) deve reforçar os temporais, principalmente a partir da tarde. As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o forte calor, com temperaturas bem acima da média deve diminuir a partir da segunda-feira (27).
No sábado (25), dia do aniversário da cidade de São Paulo, que completa 471 anos, o ar quente e úmido mantém a sensação de tempo abafado no decorrer do dia, com sol entre nuvens. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE devem registrar temperatura mínima de 21°C e a máxima por volta dos 32°C.
A umidade do ar segue elevada com valores mínimos acima dos 54%. Entre o meio e o fim da tarde retornam as pancadas de chuva típicas de verão, com potencial para rajadas de vento e eventual queda de granizo, o que eleva a condição para a formação de alagamentos, queda de árvores e elevação das cotas dos rios e córregos da RMSP e a Capital.
O domingo (26) será marcado também por chuva moderada a forte a partir do período da manhã, que deve receber o reforço da chegada de uma frente fria ao litoral paulista.
Essa condição proporciona a ocorrência de chuvas com maior volume e de forma generalizada ao longo do dia. E o cenário aponta para a formação de alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos.
As temperaturas variam entre a mínima de 21°C e a máxima por volta dos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 60%.
agoranoticiasbrasil.com.br