Investigadores dos Estados Unidos estão empenhados em descobrir quais dados foram obtidos do telefone
Informações de telefones usados pelo ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, Donald Trump, e seu candidato a vice na eleição deste ano, J. D. Vance, teriam sido coletadas por hackers chineses. O jornal The New York Times divulgou essas informações nesta sexta-feira, 25.
De acordo com a mídia, os pesquisadores estão empenhados em descobrir quais informações foram extraídas dos telefones. A possibilidade de acesso a ligações e mensagens de texto pelos chineses não é descartada. Ademais, os hackers podem ter conhecimento sobre a frequência e duração da comunicação dos políticos com determinadas pessoas.
Ameaça contra a campanha de Trump
Segundo o The New York Times, isso pode ser usado como uma ferramenta pelos chineses contra a campanha de Trump. O Departamento Federal de Investigação dos EUA indica a possibilidade de existirem outras vítimas potenciais dos hackers chineses.
A publicação também declarou que "está trabalhando para mitigar essa ameaça". Além disso, enfatizou o compromisso de aumentar a segurança cibernética em todos os segmentos de comunicação dos EUA.
O representante da campanha de Trump, Steven Cheung, repreendeu a Casa Branca e a vice-presidente em exercício e oponente do republicano na eleição de novembro, Kamala Harris, por permitirem a interferência de um inimigo estrangeiro na campanha presidencial dos Estados Unidos.
As ameaças ocorrem quase uma semana antes das eleições norte-americanas, que vão ocorrer em 5 de novembro.
Hackers teriam obtido informações de sistemas usados pelo governo dos EUA
Em setembro, o "Wall Street Journal" divulgou dados sobre outro ataque cibernético associado ao governo chinês.
Alega-se que os criminosos conseguiram infiltrar-se nas redes de vários provedores de banda larga nos EUA. De acordo com a reportagem, os hackers teriam adquirido informações dos sistemas utilizados pelo governo dos Estados Unidos.
As informações são da Revista Oeste.