As candidaturas foram lançadas pelo movimento com o propósito de incentivar a cooperação e aumentar o acesso às terras
Nas eleições municipais de 2024, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conseguiu a eleição de 43 militantes e 90 políticos alinhados com o movimento.
Por exemplo, no Rio de Janeiro, a professora e historiadora Maíra do MST (PT) foi eleita vereadora, recebendo 14,6 mil votos.
Ela sugere projetos que visam alegadamente combater a fome, inspirando-se nas cozinhas comunitárias do movimento. Emerson Giacomelli (PT), coordenador do Grupo do Arroz Agroecológico Terra Livre, alcançou a maior quantidade de votos para vereador em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
Ele conquistou 820 votos. Aproximadamente 20 mil pessoas estão registradas para votar na cidade. Em contrapartida, em Maricá (RJ), o grupo elegeu o prefeito Washington Quaquá (PT), que atualmente exerce o cargo de deputado federal.
MST lançou 250 candidaturas
No ano de 2024, o MST apresentou 250 candidaturas próprias para as eleições municipais. A estreia desse grupo militante de ocupantes na política institucional ocorreu em 2022, com candidatos para cargos de deputado estadual e federal.
A maior parte das vitórias do MST se deu em municípios de menor porte. Nildo do MST (PT) é o recém-eleito vice-prefeito de Igrapiúna (BA). Em Iguaí (BA), a candidata mais votada foi Lucy do MST (PT). Tito do MST (PT) conquistou um dos 17 assentos da Câmara de Parauapebas no Pará. A localidade é vista como a "capital do minério".
A esquerda quer recuperar o espaço perdido
João Paulo Rodrigues, membro da direção nacional do MST, declarou ao O Globo que o campo "progressista" conseguiu recuperar espaço após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.
Ele expressou arrependimento ao afirmar que a esquerda enfrentou "derrotas ideológicas" nos anos recentes. Segundo ele, vários partidos progressistas ainda estão se esforçando para se reerguer após o progresso da direita.
Rodrigues afirmou que, após o triunfo dos candidatos do MTS nas recentes eleições, ocorreu uma ampla mobilização para prevenir o que ele denominou como "avanço da direita" em incursões realizadas pelo grupo.As informações são da Revista Oeste.
agoranoticiasbrasil.com.br