A busca por tratamentos estéticos
pela geração Z (nascidos entre 1990 e 2000), entre 24 e 34 anos, está em
ascensão, refletindo mudanças significativas nas atitudes em relação ao
autocuidado e à imagem pessoal. Diferente das gerações anteriores, esses jovens
crescem em um ambiente digital onde a imagem pessoal é constantemente exposta e
avaliada, as redes sociais como o TikTok e Instagram, além das chamadas de
vídeo para as reuniões de trabalho, criam um ambiente onde a aparência é
frequentemente associada ao sucesso e à aceitação social. Além disso, eles são
mais abertos e informados sobre os benefícios da estética preventiva, o que
também estimula uma busca consciente para manter a pele saudável e jovem por
mais tempo.
Um estudo realizado pelo grupo Croma,
revelou que 72% dos homens cuidam da beleza, seja com botox, transplante
capilar, depilação e procedimentos para emagrecimento, que estão entre as
prioridades masculinas. "Nós realizamos uma pesquisa interna com os nossos
clientes e identificamos que a geração Z está entre os que mais buscam
pelos nossos serviços, são eles: led pacote, contempla várias áreas do corpo
(25,9%), led unitário (19%) e tratamentos capilares (18%). O que mostra que
essa geração se preocupa com o autocuidado e estão abertos para as técnicas
disponíveis no mercado", comenta Luis Fernando Carvalho, CEO da Homenz, rede de
clínicas especializada em saúde e estética masculina.
Segundo um estudo realizado em 2023
pela American Society for Dermatologic Surgery (ASDS), houve um aumento de 15%
no número de procedimentos estéticos realizados em pacientes entre 18 e 24 anos
em comparação ao ano anterior. Outro estudo realizado pela International
Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) em 2022 revelou que 30% dos
entrevistados dessa faixa etária consideram a estética uma parte essencial do
seu bem-estar e autoestima. Os serviços mais buscados incluem tratamentos de
pele, preenchimentos faciais e técnicas minimamente invasivas, como aplicação
de toxina botulínica e peeling químicos.
"Acredito que os homens estão mais
preocupados com os cuidados com a saúde e bem-estar, não apenas pela questão da
aparência, mas se sentir bem com a imagem que transmitimos, faz com que a gente
se sinta mais seguro em todas as áreas da nossa vida", comenta Carvalho e
complementa: "Percebo que o mercado de autocuidado e bem-estar masculino está
em alta, prova disso está no crescimento das nossas unidades, hoje contamos com
39 e a nossa expectativa é fechar o ano com 150 franquias distribuídas pelo
Brasil".
Sobre a Homenz
Fundada em 2019, na cidade de Uberaba
em Minas Gerais, a Homenz, rede de clínicas especializada em saúde e estética
masculina, que tem como carro-chefe os serviços de tratamento e transplante
capilar e depilação a LED. Hoje contam com mais de 39 unidades em funcionamento
e mais de 150 em implantação por todo país, esperam fechar o ano com o
faturamento de R$ 100 milhões.