Rafael Pereira / Agência Petrobras
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (3) a primeira redução de preços de combustíveis sob a gestão de Magda Chambriard, com um corte de 7,6% sobre o valor médio do querosene de aviação (QAV) vendido pela empresa para as distribuidoras. Este movimento equivale a uma diminuição aproximada de R$ 0,31 por litro e entrou em vigor desde 1º de junho.
Comparando com dezembro de 2022, houve uma redução acumulada de 26,7%, o que representa um decréscimo de R$ 1,35 por litro. No ano corrente, a queda acumulada é de 8,8%.
"A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento", informou a empresa.
Este foi o primeiro ajuste nos preços desde que Magda assumiu a presidência da estatal no final de maio. Até o momento neste ano, a Petrobras não havia alterado os preços da gasolina e do diesel.
Em sua primeira coletiva de imprensa à frente da estatal, realizada há uma semana, a nova CEO destacou que a empresa manteria a política de preços "abrasileirados", seguindo os procedimentos implantados por seu antecessor, Jean Paul Prates.
Na sua primeira entrevista aos jornalistas, Chambriard afirmou que não é justo "contaminar" os preços da companhia com as volatilidades do mercado internacional. Na gestão anterior, a Petrobras havia adotado uma política de maiores intervalos entre os reajustes, visando ter preços mais competitivos para seus clientes, mas isso levantou comentários no mercado de que os lucros no segmento poderiam ter sido maiores.
Por: Terra Notícias Brasil