Qual o
nível de rejeição eleitoral do seu candidato diante do eleitor e
porque as pessoas não gostam dele? Saber responder a estas duas perguntas
pode ser fundamental para a definição de campanhas e
alianças eleitorais para o pleito de 2022.
É comum as pesquisas de opinião aferirem se os eleitores votariam
ou não em determinados candidatos. Assim um índice de rejeição eleitoral é
calculado normalmente com base na resposta "não votaria de jeito nenhum".
Mas o que
os números nem sempre apontam é: por que? Ao
entender a fundo a rejeição eleitoral é possível analisar as possibilidades de reverter
o problema.
A partir de dados científicos pode-se trabalhar para mudar a
imagem e lidar da melhor forma possível para uma reversão do cenário de
rejeição.
O debate
em torno da terceira via para a candidatura à presidência em 2022, por
exemplo, foi definido em torno dos níveis de rejeição eleitoral entre os
possíveis candidatos dos partidos unidos para fechar o nome que sai da
polarização.
Uma
equipe preparada para lidar com a técnica de pesquisas qualitativas e grupos
focais, analisar os dados e implantar os resultados pode ser um diferencial
enorme na campanha para qualquer cargo nas eleições de 2022.
Claro que essa estrutura, principalmente se contratada por fora, não é
barata.
Montar grupos, selecionar os participantes, saber o que e como
perguntar requer conhecimento.
Mas os
benefícios do uso desta estratégia e os resultados para uma campanha podem ser
aplicados imediatamente durante o período eleitoral.
Ter
alguém treinado nesta técnica em uma equipe de campanha é um diferencial enorme e
pode ser possível com um bom treinamento.
E, com isso, poder analisar rejeições eleitorais, pontos de
interesse e colocar quais são os melhores candidatos, além de conseguir reverter
as maiores rejeições apresentadas para os candidatos da sua coligação e/ou
campanha.
O curso de
Pesquisa Qualitativa com Grupos Focais do Ibpad pode te ajudar
com isso. Ele mostra como as campanhas podem e devem usar, de maneira
profissional e com embasamento científico,
os dados coletados a partir dos grupos.
Nele, o aluno se capacita para ter todas essas qualidades e poderá
aplicar na sua campanha de forma direta e com resultados.
"Já
indiquei o curso antes mesmo de concluir. E não me arrependo [
].
Gostei
muito das aulas. Ótimo conteúdo. A professora fala com muita
propriedade, num tom de voz muito agradável e com uma didática muito boa.Parabéns!
[
]"
Eduardo
"Muito
bem explorado e uma ótima didática."
Priscila
O Ibpad é um centro independente de inovação em ciência de dados
com foco nas áreas de comunicação e política. Nossa metodologia de ensino alia
inovação, experiências reais e rigor científico à construção de um conhecimento
sólido guiado por dados.
Fonte: ibpad