Funcionários dos Correios nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Bauru decidiram não iniciar uma greve por tempo indeterminado, que estava prevista para começar durante a Black Friday. A decisão segue a linha dos trabalhadores de Tocantins, que já estavam em greve mas optaram por suspender a paralisação.
Esta resolução ocorreu após os sindicatos aceitarem uma proposta feita pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A proposta, apresentada na tarde de quarta-feira, foi aprovada em uma assembleia de trabalhadores na noite seguinte. De acordo com a Findect, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios, as reivindicações da categoria foram atendidas, e um termo aditivo foi enviado aos sindicatos. Esse termo prevê a formalização de um acordo no dia 28, levando à desistência da greve pelos trabalhadores.
O acordo proposto inclui um reajuste salarial de 3,53% a partir de janeiro de 2024, aumento no Vale Refeição, a entrega de um vale extra de R$ 1,5 mil em 15 de dezembro, e a antecipação de 50% do décimo terceiro salário para aqueles que optarem por receber a gratificação natalina durante suas férias entre janeiro e novembro.
Hora Brasilia