O bilionário Elon Musk anunciou uma mudança no algoritmo do Twitter que visa combater a disseminação de desinformação e ajudar pequenos criadores de conteúdo a crescer na plataforma.
A mudança, que será implementada nos próximos dias, terá como foco mostrar contas e postagens menores fora da rede de amigos e seguidores dos usuários. O algoritmo atual prioriza postagens de contas com mais seguidores, o que pode dificultar a visibilidade de criadores menores.
A mudança também é uma resposta às críticas que o Twitter recebeu por permitir a disseminação de desinformação, principalmente relacionada ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Musk, que comprou o Twitter em outubro de 2022, tem prometido tornar a plataforma mais aberta e inclusiva.
"Essa mudança é importante para garantir que o Twitter seja uma plataforma para todos, não apenas para os mais ricos e famosos", disse Musk em um comunicado. "Queremos que todos tenham a oportunidade de compartilhar suas ideias e serem ouvidos."
"Uma grande atualização no algoritmo de recomendação será lançada nos próximos dias. Isso ajudará a revelar contas e postagens menores fora da sua rede de seguidores de amigos. Como sempre, será de código aberto e passará por melhorias contínuas", escreveu Musk.
Grandes empresas estão suspendendo anúncios no Twitter após Elon Musk endossar uma publicação considerada antissemita. Entre as empresas que tomaram essa medida estão Walt Disney, Lionsgate, Paramount e Apple.
Na quarta-feira (15), Musk concordou com uma postagem no Twitter que acusava os judeus, que são alvos de antissemitismo desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, de "promover o tipo exato de ódio dialético contra os brancos que afirmam querer que as pessoas parem de usar contra eles" e apoiarem a imigração de "hordas de minorias". O empresário respondeu ao post: "Você disse a verdade".
Fonte: Gazeta Brasil