O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta, nesta terça- feira (22/10), de chuvas e ventos intensos em 10 estados do Brasil. O aviso aponta que Goiás, Acre, oeste do Amazonas e o Distrito Federal estão no nível laranja, em uma escala onde o vermelho apresenta maior risco.
O alerta para chuvas intensas é até as 10h de quarta-feira (23/10). Os estados que estão no nível laranja devem ter chuvas entre 30 e 60mm/h e ventos intensos de 60 a 100 km/h. O Inmet destaca para o possível risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já Roraima, Rondônia, a parte central de Amazonas e Mato Grosso, e uma pequena parte de Belo Horizonte, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta amarelo para chuvas intensas. As regiões podem registar precipitações entre 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h.
Ciclone extratropical
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a noite de quarta-feira (23/10) e a madrugada de quinta-feira (24/10) um ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. As áreas de instabilidade provocadas pelo calor e umidade associada ao sistema de baixa pressão irão provocar pancadas de chuvas no oeste do Paraná e centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina.
Na quarta-feira (23/10), áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão irão dar origem a um novo ciclone extratropical. Ele vai começar a atuar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. À medida que ciclone "encorpar", ele vai provocar volumes significativos de chuva e ventos fortes no estado gaúcho.
Na quinta-feira (24/10), o ciclone ganha força no Uruguai e norte da Argentina, e vai continuar avançando pelo Rio Grande do Sul, onde vai causar fortes instabilidades no oeste e parte do centro e sul do estado.
As áreas mais atingidas pelos volumes de chuva e rajadas de vento serão as cidades brasileiras próximas do Uruguai, norte da Argentina e do Paraguai. Nessas regiões, os ventos poderão variar de 50 a 70 km, com rajadas que podem superar os 100 km/h.
Em Porto Alegre também haverá ventania com chuva mais fraca comparada às demais locais do Rio Grande do Sul.
A previsão aponta que na sexta-feira (25/10), o ciclone deverá estar em alto-mar. Com isso, o tempo seco e a presença do sol começará a predominar no Sul do país. À exceção será no norte do Paraná, que ainda terá instabilidades.
Fonte: agoranoticiasbrasil.com.br/