Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mãe de Larissa Manoela

Mãe de Larissa Manoela pede arquivamento de denúncia de racismo religioso


Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, solicitou judicialmente o arquivamento da acusação de racismo religioso feita contra ela. A denúncia, apresentada em agosto pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro em conjunto com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), envolvia o ator André Luiz Frambach, noivo de Larissa, e a sua família.

A defesa de Silvana, representada por um escritório de Florianópolis, alegou a falta de indícios mínimos de provas contra ela, fundamentando assim a solicitação para o arquivamento do caso.

A denúncia se baseia em uma mensagem que Silvana enviou à filha no Natal de 2022, pelo WhatsApp. Na mensagem, Silvana usou o termo "macumbeira" para se referir à família de André Luiz, que é espírita kardecista. O termo é considerado pejorativo para se referir a religiões de matriz africana.

A mensagem dizia: "Esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk".

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio entende que a mensagem da mãe da atriz se configuraria como "ato discriminatório travestido de formas contemporâneas de racismo".

Este ano, a punição para crimes de intolerância religiosa foi endurecida. A pena, de até cinco anos, está prevista na lei que equipara crimes de injúria racial a racismo – e que também protege a liberdade religiosa.

Em nota, o advogado de Silvana, Maiko Roberto Maier, diz que o processo teve início a partir de um print de conversas do WhatsApp, "sem que fosse possível comprovar a sua verdadeira autenticidade". O pedido de arquivamento foi feito no fim da semana.

Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!