Condição na qual o corpo não possui ferro em quantidade suficiente para produzir hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para os tecidos do corpo, a falta de ferro pode desencadear vários sintomas, desde cansaço até zumbido no ouvido.
O que causa a falta de ferro?
Inúmeros são as causas associadas à deficiência de ferro. Pode acontecer com mais frequência pela perda de sangue, como em pós-operatório, doação de sangue, menstruação ou até mesmo por conta de algumas doenças como a anemia.
A falta de ferro também pode ser motivada por questões genéticas, já que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver essa carência.
Além disso, grupos de pessoas com maior risco de deficiência de ferro incluem mulheres em idade reprodutiva; vegetarianos/veganos e crianças em fase de crescimento e puberdade.
Outras consequências da falta de ferro:
- Palidez;
- fadiga;;
- tontura;
- sensação geral de fraqueza combinada com exaustão e perda de desempenho;
- falta de ar, especialmente sob esforço;
- palpitações;
- zumbido no ouvido;
- pele áspera e rachada;
- cantos da boca rachados;
- unhas quebradiças;
- unhas dobradas para dentro (unhas ocas);
- queda de cabelo;
- dor de cabeça;
- dificuldade de concentração;
- desejos anormais, por exemplo, por cal e terra.
Por que ocorre zumbido no ouvido?
Os ouvidos podem ser afetados porque o ferro é responsável por ajudar os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio para o corpo, incluindo, aí, o sistema auditivo.
Com a falta de ferro, as artérias do corpo devem bombear com mais força para fornecer mais sangue, o que confere aos ouvidos, muito sensíveis a mudanças no fluxo sanguíneo, ouvir esse alteração. Em alguns casos, pode soar como o pulso de um batimento cardíaco, conhecido como zumbido pulsátil. Geralmente, com o tratamento, esse incômodo desaparece.
Créditos: Catraca Livre