A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) autorizou, de forma excepcional, um voo fretado de uma empresa portuguesa para transportar 254 israelenses do Brasil para Israel. O voo sairá de São Paulo na sexta-feira (13) e fará uma parada técnica em Cabo Verde antes de pousar em Tel Aviv.
O pedido de autorização foi enviado à Anac na quarta-feira (11) e foi aprovado na mesma data. A empresa responsável pelo voo é a HiFly, com sede em Fortaleza, no Ceará. O avião é um modelo A330-200, com capacidade para 298 passageiros.
A Anac informou que não tem conhecimento de outros pedidos de voos fretados para Israel. No entanto, a agência recomenda que passageiros que tenham comprado passagens para o país entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos.
Para passageiros brasileiros que estão em Israel, a Anac está em tratativas com o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores para promover a repatriação com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). A agência também está trabalhando com companhias aéreas e associações para tentar viabilizar operações extraordinárias para o transporte de brasileiros que tentam retornar ao país.
Gazeta Brasil