Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília na segunda-feira (9) para resgatar brasileiros em Israel e na Palestina. O avião, um KC-30, pousou em Roma, na Itália, e deve partir para Israel assim que receber autorização.
O Ministério das Relações Exteriores informou que já recebeu autorização de Israel para os sobrevoos e pousos de repatriação.
A FAB planeja buscar 900 brasileiros em Israel até sábado (14). A operação vai priorizar brasileiros que moram no Brasil e estavam em Israel a trabalho ou passeio.
No início da manhã desta segunda, o governo já havia sido contatado por 1.744 brasileiros — 73,2% não têm cidadania israelense.
Os cidadãos incluídos nas listas deverão ser contatados por telefone. A expectativa é que a Embaixada do Brasil em Israel organize pontos de encontro e, a partir deles, transporte os brasileiros por ônibus até a área de embarque.
A embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação. A embaixada transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.
Até este domingo, o Itamaraty tinha identificado um brasileiro ferido e três desaparecidos em Israel. Não há registro de brasileiros entre os mortos.
Contatos para brasileiros em situação de emergência em Israel
- Embaixada do Brasil em Tel Aviv
- WhatsApp: +972 (54) 803 5858
- Escritório da Embaixada do Brasil em Ramala
- WhatsApp: +972 (59) 205 5510
- Plantão consular geral do Brasil em Brasília
- WhatsApp: +55 (61) 98260-0610
Gazeta Brasil