A Honda anunciou, nesta segunda-feira (9), o lançamento da nova versão para o sedã alongado Accord no Brasil. O carro chega com comprimento ainda maior para entregar porta-malas mais espaçoso, enquanto é o terceiro veículo eletrificado da marca japonesa ao ter o mesmo sistema híbrido do Civic.
O que você precisa saber:
- O Accord 2024 chegou ao Brasil em versão única, com motor híbrido capaz de gerar até 207 cv de força quando combinado com o 2.0
- Ele é do tipo que não precisa ser carregado pelo usuário em tomadas e nos meus testes de direção na cidade e estrada, superou os 20 quilômetros por litro de gasolina
- Por dentro existe um sistema de isolamento ativo de ruído que foi capaz de remover barulho externo dos motores, até de um caminhão ao lado do carro
- O Accord 2024 chega ao Brasil com preço de R$ 324,9 mil, valor condizente com o que a Honda trabalha por aqui, mas superior ao de uma BMW série 3, por exemplo
Por fora temos um sedã muito parecido com a geração anterior, que é um Civic esticado. Ele entrega motorização mais forte para ficar mais adequado ao seu porte, com tração elétrica capaz de gerar 184 cv com 34,1 kgfm de torque, enquanto quando combinado com o motor 2.0 movido por gasolina, alcança 207 cv.
A tecnologia híbrida utilizada no Accord 2024 é o excelente já presente no Civic. Com ele o sistema elétrico é o responsável por tracionar as rodas e o motor que utiliza gasolina serve como gerador de carga para a bateria de 1 kW. A solução movida a combustão é inserida na movimentação apenas quando ele é mais eficiente, geralmente quando o carro alcança os 90 km/h – o que seria uma quinta marcha, onde o consumo de combustível cai bastante em qualquer veículo.
Com isso, esse sistema híbrido foi capaz de entregar mais de 20 quilômetros por litro no meu teste, que envolveu cidade e um trajeto de estrada com mais de 80 km. O número é muito superior ao prometido pela Honda, de 17,8 km por litro na cidade e 16,1 na estrada.
Accord 2024 tem isolamento ativo de ruído
Ainda em tecnologia, o Accord 2024 utiliza central multimídia com 12,3 polegadas, painel de instrumentos digital com 10,2 polegadas e projeção no parabrisas com informações de aceleração, indicações de rota do GPS e até a velocidade configurada para o piloto automático adaptativo, junto da distância que o carro precisa respeitar do carro logo a frente.
Falando nele, o piloto automático adaptativo tem radar posicionado atrás do logo da Honda na frente do carro e ele tem 120 graus de visão, junto de uma câmera atrás do espelho retrovisor com 90 graus de captura de dados, como as faixas para o sistema de permanência nelas e frenagem automática de emergência, que são considerados direção autônoma de nível 2.
O sistema de som utiliza 12 alto-falantes da Bose espalhados pela cabine e ele tem uma solução muito eficiente de isolamento ativo de ruído. É exatamente a mesma ideia de um fone de ouvido dos mais caros, mas por aqui dentro do carro e, nos meus testes durante o lançamento, foi capaz de remover quase todo barulho dos motores ao lado – até de um caminhão, deixando apenas as buzinas passando e com volume atenuado.
Em tecnologia, até pelo preço e porte do Accord 2024, eu senti falta de câmera em 360 graus. Ele conta com apenas uma na ré e outra para o retrovisor direito, que é utilizada como alerta de ponto cego apenas daquele lado. Outro ponto negativo é que a visão dela aparece na central multimídia sempre que o motorista dá a seta, cobrindo completamente o mapa do GPS e todo conteúdo do display.
Por fim, o Accord 2024 tem conexão com chip da Vivo para que o motorista consiga acompanhar a localização do carro em tempo real e de forma remota, além de receber notificação quando o alarme é disparado, em colisões ou quando uma velocidade predefinida é ultrapassada. O serviço é gratuito por 12 meses e a Honda não divulgou quanto ele custará após o primeiro ano.
Olhar Digital