Nos últimos anos, a Black Friday passou a ser uma data muito esperada pelos brasileiros, tanto pelos consumidores que não perdem a oportunidade de fazer uma compra, mas principalmente pelos empreendedores, empresários e grandes varejistas que enxergam essa data como o pontapé inicial para as vendas de fim de ano. Assim, pode-se dizer que a data abre a temporada de compras - necessárias ou supérfluas – já que todos estão sendo impactado diariamente com promoções e novidades das suas lojas preferidas. E quem resiste a uma boa promoção aparecendo o tempo todo na tela do seu smartphone?
Segundo Jackson Campos, especialista em comércio exterior "as pessoas já estão comprando mais pela internet e com a Black Friday batendo à porta, elas vão aproveitar as promoções e o clima de compras gerados pela data para adquirir produtos ainda mais baratos, o que impacta diretamente no aumento no volume de vendas e movimenta a economia". Para ele, as gigantes chinesas que já aderiram ao Remessa Conforme serão as grandes responsáveis pelo aumento de vendas na Black Friday 2023.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as expectativas para a Black Friday 2023 são positivas. Ainda de acordo com a pesquisa, o faturamento do e-commerce deve aumentar 10% em 2023 e somente no primeiro semestre deste ano, o faturamento das vendas nesse segmento alcançou a marca de R? 80,4 bilhões. "Uma coisa é certa: as pessoas querem comprar e as empresas que oferecerem mais benefícios serão as grandes vitoriosas no próximo 24 de novembro e por isso, as empresas brasileiras precisam estar dispostas a competir de maneira saudável, priorizando o consumidor para não ficarem para trás daquelas que irão vender mais barato e com isenção de impostos, entregando no prazo" – afirma categoricamente o especialista.
Contudo, Campos reforça que o aumento da demanda durante a data também coloca em evidência os desafios logísticos enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais. "Embora o mercado digital tenha ampliado as oportunidades de exportação e facilitando a movimentação de compras, ele também trouxe desafios logísticos. A demanda por entregas rápidas e confiáveis tornou-se mais que essencial, levando as empresas a investirem ainda mais para atender às expectativas dos potenciais consumidores", esclarece.
A logística de transporte e distribuição de mercadorias se torna fundamental nesse período para garantir que os produtos cheguem às lojas e aos consumidores a tempo. E para isso, o especialista destaca que as empresas nacionais devem garantir um estoque adequado, prever com precisão a demanda, coordenar a produção, rever condições de canais de distribuição, estratégias de logísticas e certificar que as mercadorias estejam prontas dentro do prazo. "Outro ponto a ser destacado é que as empresas que aderiram ao programa Remessa Conforme conseguem agilizar o processo de liberação alfandegária, já que fazem o envio antecipado de informações à Receita Federal, o que reduz consideravelmente o tempo que os produtos passam retidos na alfandega, tornando assim todo o processo de importação mais eficiente e a entrega mais rápida – outro desafio para as empresas nacionais" – comenta.
Ou seja, o consumidor que aprendeu a fazer compras online e espera a Black Friday para fazer compras está cada vez mais exigente e de olho no que as empresas estão ofertando. Por isso, o empresário deve estar atento a tudo para começar a temporada de vendas de fim de ano com o pé direito. "Entender a movimentação do mercado, o perfil do seu consumidor e batalhar para oferecer descontos justos, produtos com qualidade e eficácia na entrega é a missão daqueles que desejam vender mais e fidelizar os clientes brasileiros" – conclui Campos.
Sobre o autor: Jackson Campos, Diretor de Relações Institucionais da AGL Cargo, autor do livro Venda por telefone sem precisar visitar: Um guia para serviços de comércio exterior, Campos atua com comércio exterior e relações governamentais há anos, o que o coloca em posição de destaque para abordar quaisquer desdobramentos relacionados à importação, exportação, comércio exterior e lobby dentro da logística farmacêutica internacional. O especialista que também é Fellow do CBEXs possui facilidade em explicar todos os processos e etapas que fazem parte do ciclo de vida de um determinado produto, desde a movimentação de seus insumos até a sua entrega no cliente, desvendando dados, estatísticas e revelando os percalços do comércio exterior. Saiba mais em: Jackson Campos