O Ministério das Relações Exteriores confirmou neste sábado (7) que dois brasileiros estão desaparecidos em Israel, após o país ser alvo de um ataque do Hamas, grupo islâmico classificado como terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia.
Um dos desaparecidos é Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, que morava em Tel Aviv há cerca de 7 anos. Ele estava em uma festa rave próxima à Faixa de Gaza quando o ataque começou, por volta das 6h da manhã no horário local.
De acordo com familiares, Glazer estava com a namorada, Rafaela Treistman, e um amigo no bunker da festa quando o local foi bombardeado. Rafaela e o amigo conseguiram sair do abrigo, mas Glazer não foi visto. A dupla procurou a polícia, que orientou os dois a irem até um hospital.
Glazer não foi localizado no hospital e não há notícias sobre seu paradeiro desde então.
O outro brasileiro desaparecido não teve a identidade revelada até o momento. Além disso, há um brasileiro ferido.
Israel foi bombardeado por cerca de 2.200 foguetes lançados pelo Hamas. Mais de 250 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.
O Itamaraty anunciou, por meio de nota emitida neste sábado, que convocaria, na qualidade de presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), uma reunião emergencial para tratar do conflito.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv +972 (54) 803 5858 e do Escritório de Representação em Ramala +972 (59) 205 5510, com "Whatsapp", permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.
O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Gazeta Brasil