Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Polícia da Nicarágua

Polícia da Nicarágua prende quarto padre em uma semana

Álvaro Toledo, da diocese de Estelí, foi levado por agentes na noite de quinta-feira


Ditador Daniel Ortega Foto: EFE/Jorge Torres

Nesta sexta-feira (6), agentes da Polícia Nacional da Nicarágua prenderam o quarto padre em apenas uma semana, em meio a uma crise entre o governo do país e a Igreja Católica.

O padre Álvaro Toledo, que pertence à diocese de Estelí, no norte da Nicarágua, foi levado por agentes na noite de quinta-feira (5), no município de Ocotal, no departamento de Nueva Segovia. O local fica na fronteira com Honduras, segundo informou a emissora de rádio católica Stereo Fe, no Facebook.

O pároco da igreja Nuestra Señora de La Asunción foi preso horas depois de abordar, em sua homilia, às prisões de religiosos pertencentes à diocese de Estelí e advertir que ela "está ficando sem padres".

– Não temos padres. Pedimos ao nosso Bom Pastor que haja abundância de vocações e que elas estejam em suas paróquias – disse o sacerdote na homilia em questão.

Ele ressaltou que, "sem sacerdotes, um povo, espiritualmente, está morto" e pediu que "Deus abençoe a Nicarágua sempre". O sacerdote também anunciou que também poderia ser preso, como por fim aconteceu.

Entre o último domingo (1º) e segunda-feira (2), os sacerdotes nicaraguenses José Iván Centeno, Julio Ricardo Norori e Cristóbal Gadea foram presos pela Polícia Nacional, que os levou para a capital, Manágua.

Esses três sacerdotes, mais o pároco Toledo, pertencem à diocese de Estelí, cujo administrador apostólico é o bispo Rolando José Álvarez Lagos, condenado em fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão por crimes considerados de traição.

As relações do governo do presidente Daniel Ortega com a Igreja Católica foram marcadas pela expulsão e prisão de padres, pela proibição de atividades religiosas e pela suspensão das relações com o Vaticano.

O papa Francisco chamou o governo sandinista de "ditadura grosseira" em uma entrevista ao portal Infobae na qual apontou "um desequilíbrio na pessoa que lidera" o país, em referência a Ortega.


*EFE

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!