O candidato à presidência da Argentina, Javier Milei, destaque da direita, afirmou que "a casta vermelha treme" ao se referir à articulação de Lula para frear sua ascensão. Milei publicou no Twitter uma reportagem do Estadão que apontava a manobra de Lula para aprovar um empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) à Argentina.
Em sua postagem, Milei declarou: "Muitos comunistas nervosos e com ações diretas contra minha pessoa meu espaço", seguido de um entusiasmado "A liberdade avança, viva a liberdade caralho". Conforme aponta o Estadão, o empréstimo tinha como intuito auxiliar o candidato do presidente Alberto Fernández, o ministro da Economia, Sergio Massa.
A urgência do assunto fez Lula contatar a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que atua como governadora do Brasil no CAF. Dada a situação financeira da Argentina, foi necessário um movimento diplomático, articulado por Lula, para garantir a aprovação do empréstimo. Entre os 21 membros do CAF, apenas o Peru se opôs à medida.
Hora Brasilia