Desencadeada por uma série de fatores, a dor de cabeça é um sintoma associado a fatores como estresse, tensão muscular e até quadros de saúde mais graves. Quando o assunto é pressão alta, uma série de dúvidas sobre o tema são levantadas e a pergunta que fica é: dor de cabeça pode ser um sinal de pressão alta? A resposta é sim.
A hipertensão arterial pode causar dores de cabeça latejantes, especialmente na parte de trĂĄs da cabeça e na região das tĂȘmporas. Isso se deve, geralmente, ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos do cérebro, o que pode levar a dores de cabeça intensas e persistentes.
Quando as dores de cabeça são constantes, é necessĂĄrio investigar a causa. Quem tem histórico de pressão alta na família, ou se apresenta outros fatores de risco para hipertensão arterial precisa verificar a pressão arterial e investigar se hĂĄ algum problema de saúde subjacente.
Porém, especialistas não cravam automaticamente que a dor de cabeça é causada pela pressão alta, pois outros fatores podem estar envolvidos. E nem sempre a pressão alta estĂĄ relacionada a essa dor, uma vez que a condição pode ocorrer sem a incidĂȘncia de pressão alta, e é possível ter pressão alta sem ter dor de cabeça.
Embora seja uma doença fortemente vinculada à genética em 90% dos casos, hĂĄ vĂĄrios fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial. Confira alguns:
fumo;
consumo de bebidas alcoólicas;
obesidade;
estresse;
elevado consumo de sal;
níveis altos de colesterol;
falta de atividade física.
De acordo com a literatura médica, a maneira mais precisa e confiĂĄvel de saber se sua pressão estĂĄ alta é medindo-a regularmente. A pressão arterial leva em conta dois números: pressão sistólica (o primeiro número) e pressão diastólica (o segundo número).
Uma leitura normal é geralmente em torno de 120/80 mmHg. Se sua pressão sistólica estiver consistentemente acima de 130 mmHg ou sua pressão diastólica estiver acima de 80 mmHg, pode ser um sinal de pressão alta.
Fonte: Créditos: Catraca Livre