O câncer de pâncreas normalmente não leva ao aparecimento de sinais e sintomas nos estĂĄgios iniciais. Por isso, apresenta alta taxa de mortalidade em razão do diagnóstico tardio.
Embora ele afete com mais frequĂȘncia pessoas mais velhas, acima dos 60 anos, pode ocorrer em qualquer idade.
VĂĄrios fatores de risco estão associados ao desenvolvimento do câncer de pâncreas, embora nem todas as pessoas com esses fatores desenvolvam a doença. Os principais fatores de risco para o câncer de pâncreas incluem:
O diabetes, que tanto pode ser um fator de risco para o câncer de pâncreas, como uma manifestação clínica que antecede o diagnóstico da neoplasia.
Os sintomas subsequentes podem incluir diminuição do apetite (em particular uma aversão à carne, devido à diminuição das enzimas pancreĂĄticas que a decompõem), nĂĄuseas e vômitos e aparecimento de diabetes (ligado ao impacto na produção de insulina pelo pâncreas).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esses sinais e sintomas não são específicos do câncer de pâncreas, e esse é um dos fatores que colabora para o diagnóstico tardio da doença.
Fonte: Créditos: Catraca Livre