Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ações da Apple caem

Ações da Apple caem com relatos de restrições chinesas aos iPhones


As ações da Apple caíram acentuadamente pela segunda sessão consecutiva, após relatos de que a China está expandindo uma proibição ao uso de iPhones em agências governamentais e entidades apoiadas pelo Estado.

A medida ocorre em meio à intensificação das tensões entre Pequim e Washington. A China tem enfatizado cada vez mais o uso de produtos tecnológicos fabricados localmente, à medida que a tecnologia se tornou uma importante questão de segurança nacional para Pequim e Washington.

A proibição afeta funcionários de pelo menos três ministérios e órgãos governamentais, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters. Uma das fontes disse que ainda não foi dado um prazo para cessar o uso do iPhone e não ficou imediatamente claro até que ponto a proibição estava sendo aplicada.

A Apple e o governo chinês não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A China é um dos maiores mercados da Apple e gera quase um quinto da sua receita. A extensão da proibição sinaliza desafios crescentes para a empresa norte-americana, que depende fortemente da China para o crescimento das receitas e da produção.

Analistas disseram que a proibição tem o potencial de desacelerar o crescimento das vendas da Apple na China, já que as receitas provenientes do país já foram impactadas negativamente por um ambiente econômico desafiante.

O presidente do painel da Câmara dos EUA sobre a China disse que a proibição "não era surpreendente".

"Este é o comportamento clássico do Partido Comunista Chinês (PCC) – promover a RPC [República Popular da China] como campeões nacionais em telecomunicações e, lentamente, restringir o acesso das empresas ocidentais ao mercado", disse o representante dos EUA, Mike Gallagher, à Reuters.

Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!