O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, no último sábado (23), uma cartilha para orientar o consumidor nas compras de fim de ano.
O Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday, elaborado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), traz dicas para quem pretende fazer compras presenciais ou online durante a Black Friday, quando diversas empresas oferecem produtos com preços atrativos.
No guia, o consumidor encontra orientações sobre como realizar compras com segurança, além de uma lista de direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O material disponibilizado pelo governo também alerta sobre lojas e descontos que podem ser enganosos e oferece orientações sobre as condições e formas de pagamento ofertadas pelo comércio.
O documento inclui ainda informações sobre a quem recorrer em caso de problemas com as compras, fornecendo os contatos das procuradorias de defesa do consumidor e da própria Senacon.
Fuja da "Black Fraude"
Para não cair em golpes na Black Friday para não virar uma Black Fraude, é necessário ficar atento tanto para compras na internet ou em lojas físicas, Esta é uma época que aumentam muito os golpes.
Evite cair em golpes na internet
- Desconfie de preços muito baixos.
- Compre apenas em lojas conhecidas. Verifique se o site tem uma conexão segura, como o ícone do cadeado ao lado do link e o "https".
- Use o cartão virtual para pagamentos, garantindo mais segurança às suas compras online.
- Cuidado com links enviados por mensagens e e-mails. A oferta muito tentadora pode ser uma cilada.
- Não forneça dados pessoais e desconfie de links enviados sobre supostas promoções.
Evite cair em golpes nas lojas físicas
- Se for pagar na maquininha, verifique se o visor está funcionando corretamente e se você consegue ver o valor a ser pago. Caso esteja danificado ou apagado, não use o equipamento e peça outra máquina ao atendente.
- Antes de finalizar a compra, pergunte sobre a política de trocas e devoluções de produtos para evitar problemas futuros.
- Proteja seu cartão físico, mantendo-o em um lugar seguro e acessível. Assim, você evita clonagem ou roubo em locais movimentados.
- Ao fazer um pagamento com cartão, insira ou aproxime-o na máquina você mesmo e não o entregue ao atendente.
- Ao fazer um pagamento por PIX, verifique com atenção os dados da loja para evitar que o valor pago seja enviado para outra conta.
agoranoticiasbrasil.com.br/