São Paulo, agosto de 2023 – O conceito de "usar" ao invés de "ter" um bem não é tão novo assim, mas agora passa a ganhar tração também na área de tecnologia. Notebooks, tablets, smartphones, coletores de dados e outros equipamentos tecnológicos indispensáveis para o dia a dia das corporações também engrossam a lista daquilo que já se pode usar, sem ter a propriedade dos mesmos e, com muitos benefícios. Na região Nordeste no País, a Simpress, especializada no aluguel desse tipo de equipamento, registrou aumento significativo na procura por essa modalidade de contratação e no volume de negócios fechados. "Só na Bahia, nosso faturamento no último ano cresceu 38%", afirma Fernando Danesi, diretor da Simpress para a Região Nordeste. De acordo com o executivo muitos são os fatores que estão impulsionando esse mercado. Entre eles, o avanço da transformação digital, a adoção do modelo híbrido de trabalho e a escassez de mão de obra especializada em TI. "Gerenciar todo o parque de notebooks de uma empresa de atuação nacional, que mantém colaboradores em home-office exige um esforço muito grande da equipe interna de TI. Ao terceirizar para uma companhia parceira essa responsabilidade, os profissionais ficam com mais tempo para as demandas mais estratégicas como, de cibersegurança", explica Fernando Danesi. Entre os clientes que estão optando por esse modelo estão empresas de diversos setores da economia bem como autarquias e órgãos públicos. Na região Nordeste, em 2022 predominaram clientes nos segmentos de governo (administração pública), serviços (holding de instituições não financeiras, saúde e serviços especializados) e indústria (alimentícia, metalúrgica/mecânica e beneficiamento). Entre os clientes podemos destacar, Município de Salvador, Tribunal de Justiça de Salvador, Conorte Serviços Industriais, Floripark Empreendimentos e Serviços, MKS Soluções Integradas, entre outros. O crescimento no número de clientes da Simpress em 2022, se comparado ao ano de 2020, foi de 75% na Região Nordeste.
Sobre a Simpress?? A companhia tem um programa de neutralização chamado Carbon Neutral, e é a primeira empresa brasileira no segmento a neutralizar 100% do carbono emitido pelo consumo. Além disso, a companhia reforçou sua estratégia omnichannel e lançou um e-commerce onde todos os equipamentos locados já saem com compensação das emissões de CO2. |