O setor rodoviário elétrico está em alta e, com novos incentivos às tecnologias limpas no mundo inteiro, as frotas de caminhões também terão de se adaptar à eletrificação. A Motiv Power Systems, veterana na indústria automotiva, já está pronta para isso: o Argo, o novo caminhão elétrico de tamanho médio, estará pronto para ser comercializado no ano que vem – e ele é mais estiloso do que estamos acostumados.
Caminhão elétrico Argo
- A Motiv Power Systems tem 14 anos de experiência na indústria de caminhões elétricos, tendo fornecidos modelos para compor as frotas de empresas, como Cintas, Bimbo Bakeries e Purolator;
- Com os incentivos à eletrificação das frotas, a demanda por modelos elétricos deve aumentar entre 2024 e 2025 – e, com o Argo, a Motiv estará pronta para isso;
- A empresa revelou que a experiência com caminhões anteriores e o feedback dos clientes a ajudou a criar o Argo para melhor atender às necessidades do mundo real;
- Entre os diferenciais, o modelo de tamanho médio conta com melhor posicionamento do assento de motorista e escada para facilitar a entrada e saída;
- De acordo com o Electrek, a Motiv ainda não definiu o preço do Argo, mas não quer que ele passe dos US$ 250 mil (R$ 1,22 milhões).
Mais especificações do novo caminhão
Segundo o site, o Argo será construído na plataforma de próxima geração da empresa, que conta com bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP), mais baratas e duradouras que outros modelos.
A empresa revelou que o modelo usará sistema de carregamento de 400 volts, metade do que os concorrentes do setor usam (800 volts).
Contexto
A alta na eletrificação de veículos vem em meio a incentivos em prol de modelos de zero emissão.
Na Califórnia (Estados Unidos), uma regra específica para frotas comerciais (o setor em que a Motiv atua) estabeleceu que, até o final de 2024, cerca de 20 mil caminhões elétricos deverão ser implementados. Ou seja, o Argo chegará bem a tempo.
Olhar Digital