O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), fez duras críticas às recentes medidas do governo federal para combater a alta dos preços dos alimentos. Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), Lupion questionou a estratégia do governo Lula de reduzir impostos sobre a importação de alimentos como forma de tentar abaixar os preços no mercado interno. O parlamentar acusou o governo de tentar "transferir a culpa da sua própria incapacidade" em lidar com a situação.
"A ideia de diminuir tarifas de importação de gêneros alimentícios é mais uma medida desesperada e mal pensada do governo, que insiste em ignorar problemas estruturais como o controle inflacionário, câmbio descontrolado e gasto público exorbitante", afirmou Lupion, enfatizando que o governo não está lidando com as questões econômicas de maneira eficaz.
Em resposta às críticas, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a discussão de um novo Plano Safra. O objetivo do plano, segundo Fávaro, é aumentar a produtividade agropecuária para ajudar a conter a inflação dos alimentos. Ele também enfatizou que o governo busca incentivar a produção nacional como alternativa para reduzir a pressão sobre os preços.
Leia abaixo a íntegra da nota:
"A ideia de diminuir tarifas de importação de gêneros alimentícios é mais uma medida desesperada e mal pensada do governo que insiste em ignorar os problemas macroeconômicos, o controle inflacionário, câmbio descontrolado e gasto público exorbitante.
"Não existe desabastecimento, não há problemas de safra, não há sobrepreço!
"O agro faz sua parte ao produzir com qualidade e quantidade, apesar dos desafios econômicos que aumentam os custos de produção e diminuem a competitividade, num cenário em que medidas de apoio e estímulo à produção não conseguem fazer frente à alta de juros e câmbio.
""O governo segue apenas fazendo discurso político e procurando transferir a culpa da sua incompetência para os outros.
Gazeta Brasil