Nesta sexta-feira (24/01/2025), o Brasil recebeu o primeiro voo de deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente Donald Trump. O avião, com pelo menos 88 brasileiros a bordo, pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 20h.
Embora o número exato de deportados ainda não tenha sido confirmado, o Itamaraty confirmou que a aeronave transportava pelo menos 88 brasileiros. A expectativa é que este seja apenas o primeiro de vários voos de deportação.
A ordem de deportação foi emitida pelo governo anterior, do ex-presidente Joe Biden, seguindo um acordo entre o Brasil e os EUA estabelecido em 2017. Esse acordo prevê a cooperação entre os países para a repatriação de cidadãos detidos nos Estados Unidos.
É importante lembrar que outros voos de deportação já ocorreram em 2025. No dia 10 de janeiro, por exemplo, outro voo trouxe 100 deportados para o Brasil.
A comparação com anos anteriores ilustra um aumento significativo nas deportações. Em 2024, 17 voos deportados mais de 2.100 pessoas, um número superior aos 14 voos e aproximadamente 1.400 pessoas repatriadas em 2023.
"O Brasil vai receber na noite desta sexta-feira (24) o primeiro voo de deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente Donald Trump." concluiu o Itamaraty.
O aumento significativo no número de deportações em relação aos anos anteriores indica uma mudança na política migratória dos Estados Unidos sob o comando de Donald Trump. A situação merece acompanhamento atento, principalmente considerando as implicações para os brasileiros afetados e as relações internacionais entre os dois países.
A situação dos brasileiros deportados e as políticas migratórias do governo Donald Trump serão pontos cruciais a serem observados nos próximos meses. O impacto dessa nova política de deportação nos laços entre o Brasil e os Estados Unidos também requer atenção.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Créditos: Infomoney